quinta-feira, 16 de junho de 2011

Atividade 1.1 - Tutora Maristela

Atividade 1.1

Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC

Alunos: Alceu Elias de Oliveira, Eliane de Deus e Sirlene Moura dos Santos Faria.

Ativ 1-1_alceuelias-elianededeus-sirlenefaria



Reflexões Iniciais

            Vivemos em mundo digitalizado, onde as velocidades das informações bem como os meios de comunicação e transportes estão atingindo níveis cada vez maiores. Nessa sociedade moderna e globalizada, onde os avanços tecnológicos dominam a sociedade, a área educacional não poderia ficar alheia, nem tão pouco de fora dessa corrida digital.

            Nesse processo global e técnico - cientifico dessa nova sociedade, o professor tem um papel fundamental, pois tem a lição de ser o mediador no processo de ensino aprendizagem de seus educandos, sendo assim, um elo entre o saber e a tecnologia. Mais, para que isso aconteça, é necessário que haja o acompanhamento do desenvolvimento dessa sociedade digital e para isso, o professor deverá estar preparado para desenvolver tal função.

            Estando preparado, o professor poderá usar esses novos meios para o  crescimento e desenvolvimento de seus alunos, tornando-os capazes de terem sua autonomia na busca e na seleção de informações, na critica como cidadão, no conhecimento para  resolver problemas da vida e do trabalho e acima de tudo de serem capazes de utilizar os sistemas tecnológicos que marcam a sociedade contemporânea, sejam eles de ordem sonora, visual ou hipermídia, para o seu bem estar diário.

            Nesse contexto, o processo de ensino aprendizagem estará ligado não apenas ao acesso dessas informações tecnológicas, mas também de saber como buscar essas informações em diferentes fontes e saber transformá-las em conhecimento para serem usadas no dia-a-dia, seja para resolver problemas de ordem pessoal ou até mesmo no trabalho.




Nenhum comentário:

Postar um comentário